cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


20.9.06

Recomendação de dieta

Para quem não entendeu o título, eu explico: há um fato que deixa os estudiosos do assunto sem resposta. Os franceses, apesar de consumirem muito mais gorduras saturadas que os americanos, quatro vezes mais manteiga e duas vezes mais queijo, possuem uma taxa de doenças coronarianas três vezes menor. Isso é conhecido como paradoxo francês. Uma das hipóteses levantadas para que isso aconteça, é que os europeus consomem muito mais azeite e vinho tinto que os americanos. Outra hipótese conjugada é a famosa dieta mediterrânea onde você pode comer de tudo desde que inclua embutidos, peixes e frutos do mar, frutos secos como amêndoas e avelãs, muito azeite e um bom vinho tinto para acompanhar (não há contra-indicação em substituir por vinho branco de vez em quando).
Então, pensando sempre em manter uma alimentação saudável, domingo passado à noite aqui em casa, entramos de sola nessa dieta. Não que precisamos emagrecer ou que estamos preocupados com o coração, simplesmente por que dentro de todos os regimes que a gente vê por aí, este foi o que mais, senão o único, nos convenceu ser capaz de atingir os resultados pretendidos naquele momento. Na foto vocês podem ver que cumprimos quase inteiramente o indicado. Comemos azeitonas, fuet (um embutido catalão), lascas de grana padano, pimentão vermelho grelhado no fogo, mussarela de búfala e um pouquinho de aliche além de uma baguete cortada. Nas taças um carmenére e fora da foto azeite, pimenta e sal.
Não sei depois dessa dieta nossos corações estavam mais protegidos ou se ganhamos algumas horas de vida, mas fomos dormir leves, felizes e bem alimentados. Que outra dieta tem resultados tão rápidos? Recomendo.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hhhmmm, aqui em casa esse é o tipo de dieta que seguimos! Não conheço o fuet, infelizmente. Mas volta e meia preparamos uma bandeja com essas delícias e algumas boas fatias de presunto crú. O bom da vida...

21/9/06 12:03  
Anonymous Anônimo said...

Hummm, delícia. Dessa dieta eu tô dentro, pode me convidar na próxima vez!

Cê leu isso?

Deu no “Journal of Labour Research”: quem bebe ganha mais do que quem não bebe. Foi a conclusão de um estudo americano. Homens que bebem bebida alcoólica ganham 10% mais que os abstêmios. No caso das mulheres, elas ganham 14% mais que suas colegas comportadas.

Também deve ser levado em consideração na dieta...

21/9/06 12:52  
Blogger Lilly said...

Paco, adorei seu blog.
Sou turismóloga especialista em gestão de empreendimentos gastronômicos em início de carreira e achei tudo muito interessante... Ainda não tive tempo de ler, mas os fragmentos que li são fantásticos.
Encontrei seu blog procurando idéias para um bistrô que vou prestar consultoria, que funcionará na mesma loja de vinhos que trabalho...
Quando tiver mais tempo leio tudo... vou devorar seu blog.
Abraços, Marcela Fronczak
Obs.:vou deixar o link do meu blog pessoal, onde raramente escrevo algo sobre gastronomia, mas qualquer recado pode ser deixado lá que respondo.

22/9/06 12:55  

Postar um comentário

<< Home