cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


31.10.06

O melhor sanduíche do Rio

Já que entrei nessa de comentar eleições e listas de melhores do Rio e do mundo, já que estou com um pé na lama, vou colocando logo o outro também. Vou entrar até o pescoço.
Me desculpem a Rio Show e a Veja Rio que elegeram o Talho Capixaba como melhor sanduíche da cidade. O de lá é muito bom, mas o melhor do Rio não é no Talho nem no Garcia, nem no Alessandro & Frederico, nem em nenhum barzinho chique do Leblon ou Ipanema. O que os jurados das revistas ainda não descobriram, ainda bem, é que o melhor sanduíche da cidade fica no Jardim Botânico. Lá em casa.
Sou fanático por sanduíches de atum. Aqui no Rio imagino que conheço quase todos do Centro e da Zona Sul. Há alguns bons como o do BB Lanches, mas ainda não encontrei nenhum com o sabor, a leveza e a simplicidade do que eu faço em casa. É diferente no conceito, execução e, obviamente, no resultado. Se você acha que todo sanduíche de atum é aquela pasta esbranquiçada, amorfa com gosto de maionese e que por isso você detesta, estou lhe oferecendo aqui uma chance de mudar de opinião.
Pegue um bom pão francês, pode até ser do Talho que tem ótimos pães, abra e coloque no forno ou na torradeira para que o miolo fique um pouco áspero e a casca crocante, sem torrar. Corte um tomate e esfregue a polpa na parte de dentro do pão para deixá-la úmida mas sem empapar. Abra uma lata de atum sólido conservado em água e não em óleo e espalhe os pedaços numa metade do pão (uma lata dá para uns três ou quatro sanduíches). Tempere os dois lados do pão com azeite extra virgem e sal, qualquer sal. Não, não precisa ser de Guérande. Corte ao meio três ou quatro azeitonas verdes sem caroço e espalhe sobre o atum. Feche o pão, aperte um pouco e corte em dois. Prove. Mande um email para a Vejinha e para a Rio Show dizendo que os jurados deles podem saber tudo de portugueses, italianos e carnes, mas não entendem nada de sanduíche. :-)

Marcadores:

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A-d-o-r-o sanduíche de atum! É tb o preferido do meu filho que, vc sabe, é bem mais exigente que nós! Vou fazer este, depois te conto. beijo

1/11/06 15:04  
Blogger Eduardo Lima said...

Como não gosto muito de sanduíche de atum, voto no salada de atum do Bob`s, aquele que vem, ou vinha, lambuzado de maionese no pão de forma tostado.

1/11/06 23:14  
Blogger Eduardo Lima said...

Aliás, Paco,

vi hoje na Leonardo de Vinci um guia sobre Barcelona escrito por
alguém da família Torras. Devia ter comprado.

1/11/06 23:23  
Blogger Paco Torras said...

Eduardo,
o guia de BCN foi minha mãe que escreveu. Já está na segunda edição. Recomendo tanto qto esse sanduíche de atum :-)

1/11/06 23:59  
Blogger Karen said...

Esse era um de meus sanduiches (não tão bem feito) preferido quando voltava do colégio ou faculdade!
Gostei do blog, difícil ver homem (brasileiro) cozinhando! rs
Parabéns!

2/11/06 08:49  
Blogger lgnogara said...

Realmente... ficou ótimo :)

10/11/09 15:28  

Postar um comentário

<< Home