cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


6.11.06

Degustação cega [1]

Quando ouço falar em degustação de vinhos, as primeiras coisas que me vêm à mente são folhas secas pisadas, frutas do bosque, baunilha e couro molhado.
Invariavelmente, essas palavras e expressões são usadas por someliers e enólogos que tentam nos fazer perceber os aromas e sabores de um vinho usando este tipo de figuras. Mas quantas pessoas sabem o gosto de couro molhado ou o que são taninos voláteis? Eu não sei e garanto que a maioria das pessoas que compram esses vinhos também não sabe.
Como é de se esperar, e talvez por pura ignorância sobre o assunto, acho tudo isso muito chato. Foi assim que resolvi tomar uma atitude e fazer uma degustação diferente. Uma que pudesse ter resultados práticos, que influenciasse nosso dia-a-dia, que quebrasse paradigmas e confirmasse verdades, e que principalmente, acima de tudo, fosse muito divertida. Então, pensando na bebida mais carioca de todas, semana passada promovi a Primeira Degustação Cega de Cervejas do Bistrô Carioca.
Primeiro, juntei mais três amigos bebedores de cerveja. Nenhum deles um “cervechato”, apenas bons bebedores de cerveja, daqueles que, como eu, passaram metade dos anos oitenta rodando os bares de Botafogo atrás de um Bohemia gelada, coisa rara naqueles tempos de Malt 90.
Depois, fui a dois supermercados e comprei nove cervejas diferentes, todas em embalagem long-neck: Skol, Devassa Loura, Kaiser Gold, Eisenbahn Natural, Heineken, Stella Artois, Sol, Bohemia e Brahma Extra. Optei por essas simplesmente porque são cervejas consideradas populares superiores, as boas cervejas nacionais. No caso da Skol, ela é a mais vendida do país e não poderia ficar de fora. Embalei cada uma em papel alumínio, numerei as amostras e botei para gelar. Não tenho a menor idéia em qual temperatura as louras foram degustadas, mas elas estavam geladas como deve estar qualquer cerveja. Para tornar as coisas mais interessantes, só eu conhecia as marcas que iríamos beber. Os outros sabiam apenas que todas as cervejas eram nacionais e facilmente encontradas nos supermercados.
Defini os critérios e fiz uma tabela que foi distribuída na mesa. As notas deveriam ser de um a cinco e os quesitos de julgamento foram: Cor - apesar de não servir para pintar paredes, não dá para confiar numa cerveja que não tenha um mínimo de personalidade na cor. Colarinho - desnecessário explicar que cerveja se bebe com colarinho, que quanto mais consistente e permanente for, melhor. E com peso dois no julgamento; Sabor - critério obviamente principal e que serviu como desempate.
Todo bebedor de cerveja tem sua marca favorita e sua odiada. Gosta de cervejas mais encorpadas ou leves, doces ou amargas. Por isso, para dar um tempero a mais aos degustadores presentes, mesmo sem saber quais cervejas estavam na mesa, decidimos tentar adivinhar cada marca provada. Adianto que o resultado desse desafio extra foi desanimador.
Como nenhum de nós tinha participado de algo parecido, não conhecemos a etiqueta nem os procedimentos clássicos desses eventos, mas uma coisa ficou definida: a amostra de cerveja seria bebida e não cuspida como fazem os sérios. Afinal estávamos nessa para fazer diferente.
Sei que vocês devem estar curiosos esperando o resultado, mas este post já está enorme e as notas gerais ainda estão sendo tabuladas:-) Mas posso adiantar que só um degustador conseguiu identificar uma única marca, a vencedora ganhou unanimemente e a última colocada não foi surpresa para ninguém. Pessoalmente me surpreendi com meu resultado pois apesar de não conseguir identificar minha cerveja favorita pelo sabor, ela acabou no meu segundo lugar.
Resultados, hic!, depois de amanhã. Alguém quer arriscar as vencedoras e o último lugar?

Marcadores:

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

primeira: SKOL
última: HEINEKEN

6/11/06 20:36  
Anonymous Anônimo said...

Grande Paco!
Tenho orgulho em dizer aos seus leitores que tive a honra de ser um dos convidados para a degustação das louras. Foi, sem dúvida, uma noite memorável! Saborosa e refrescante, graças às cervas, e muito engraçada e alto astral, graças à boa companhia.
Assim como voce, também fiquei muito contente com o meu desempenho. Duas das três cervejas que mais gosto ficaram em 1º e 2º lugares. Se a cerveja que mais gosto (Baden Baden) tivesse entrado na brincadeira, tenho certeza absoluta que também terminaria entre as 3.

Abraços,
PF

6/11/06 23:57  
Anonymous Anônimo said...

recentemente fiz algo parecido com um amigo meu! temos gostos distintos para bebidas. compramos Skol, Kaiser tradicional, Heineken, Stella Artois, Sol, Bohemia e Brahma Extra.
na minha escala melhor foi stella artois e pior skol! na dele, melhor brahma extra e pior skol!
na sua arrisco, melhor: bohemia e pior: skol/sol.
abraços,
MD

7/11/06 11:52  
Anonymous Anônimo said...

E vocês ainda se lembram de tudo isso???

7/11/06 16:04  
Blogger Paco Torras said...

Roberta, é de-gus-ta-ção, não deglutição. Aquele Mocotó seguido de dobradinha é muito pior! Pergunta pro seu amigo JM como que é um degustação de cervejas e depois me diz se fizemos certo, pls?

7/11/06 16:19  
Blogger Paco Torras said...

Dario e MD colocaram a Skol na berlinda, um de cada lado da lista. Amanhã vamos ver quem está certo....tchan-tchan-tchan-tchan!

7/11/06 16:21  
Anonymous Anônimo said...

Melhor: Bohemia
Pior: Heineken
Abs,
Dan

7/11/06 17:54  
Anonymous Anônimo said...

Olha a Bohemia sendo colocada no topo e a Skol lá embaixo! Será que a fama de ambas foi justificada????

PF

7/11/06 18:21  
Anonymous Anônimo said...

gostaria de lembrar o que esta em julgamento é qualidade percebida (cor, sabor e colarinho) e nao gosto pessoal! portanto, a Heineken por ter um gosto/sabor acentuado nao quer necessariamente dizer que nao seja uma boa cerveja!
abs,
MD

7/11/06 19:56  
Anonymous Anônimo said...

A respeito do comentário do 'MD', entendo que a percepção de cor, sabor (principalmente este) e colarinho, invariavelmente passa por uma questão de gosto pessoal. Fica portanto difícil dissociar este de tais atributos.
Abs,
Dan

8/11/06 13:40  
Blogger Cristiane Löff said...

Da melhor pra pior: Eisenbahn, Stella, Heineken, Devassa Brahma Extra, Boemia, Skol, Keiser e Sol

29/4/09 17:45  

Postar um comentário

<< Home