cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


15.7.07

Calado, mas não quieto

Ando meio calado mas não estou quieto. Outro dia, juntando a sobra de um churrasco com uma receita da Nigella, fiz um prato daquele jeito que eu gosto: simples, saboroso e quentinho para o inverno.
Peguei um peito de frango que estava congelado junto com a marinada que eu tinha feito para o churrasco e coloquei numa travessa junto com cebolas pequenas, vários dentes de alho e uma bela lingüiça devidamente furada (taí o "toque" da Nigella). A marinada tinha de tudo: limão, azeite, mostarda, alho picado, shoyo, sal...você pode fazer com o que tiver na despensa, nunca dá errado, o importante é deixar marinar bastante. Essa ficou umas seis horas na geladeira e um mês no congelador.
A outra travessa eu untei com azeite e enchi com umas quatro batatas cortadas em dados grandes com casca mesmo. Temperei com um pouco mais de azeite, pimenta do reino e sal grosso. Acrescentei uns dentinhos de alho para manter a tradição.
Coloquei as duas travessas - a do frango coberta com papel alumínio - no forno pré-aquecido ao mesmo tempo e por lá ficaram quase quarenta minutos. Basta testar o frango e a batata para decidir a hora de tirar.
A grande sacada de sabor é o corpo que a lingüiça traz a um prato de frango. O resultado é rico em sabores e texturas, simplérrimo de preparar e que faz sucesso com homens e mulheres, coisa não muito fácil de alcançar.
Acompanhou um Raimat Costers del Segre Tempranillo 2002 muito bom.

Marcadores:

4 Comments:

Blogger julianaxl said...

nossa, paco, estava sumido mesmo. eu tenho altos e baixos com o "comida..." tambem. agora, por exemplo. estou numa baixa. :(
eu nao sou muito fa da nigella, engracado. gosto muito do nigel (slater), quase um homonimo. ou nigella versao masculina! :P

16/7/07 08:37  
Anonymous Anônimo said...

E alguém achou que vc estava quieto???

Delícia, vou fazer!

16/7/07 13:04  
Anonymous Anônimo said...

Ele não estava quieto, Roberta! É que não dá pra falar de boca cheia... Com um prato maravilhoso destes, também entrava em estado de contemplação.

18/7/07 13:32  
Anonymous Anônimo said...

Eu tenho... vocês não têêeeemm!

24/7/07 23:43  

Postar um comentário

<< Home