cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


29.9.08

Os Malfeitores

O Bistrozinho aqui não é conhecido exatamente por defender uma alimentação natural, equilibrada e sem excessos. Até diria que se tivesse que escolher algum lado, escolheria o oposto. Mas, ao mesmo tempo, a gente não é idiota e da mesma maneira que detesta ser enganado por empulhações gastronômicas, adora quando alguém usa seus dois neurônios para esculhambar com o que merece ser esculhambado. Principalmente quando isso acontece com um ícone da comida moderna.

Karen Hanrahan é uma professora de nutrição que ensina os pais a fazer seus filhos comerem melhor. Nessas aulas ela leva como exemplo - mau exemplo, claro - um hambúrger do Mc Donald`s para mostrar que ali não há nada nutritivo, que é pura química, que não acrescenta nada à saúde de ninguém e aquele blá-blá-blá que todos nós conhecemos. Até aí, vocês dirão, nada de novo. O ponto interessante é que o hambúrguer que ela leva para suas aulas foi comprado em 1996 e é um desses dois aí da foto. O outro é fresquinho. Alguém sabe dizer qual deles tem 12 anos?
Pois é, contra fatos não há argumentos.

Embora pareça presunçoso querer juntar num mesmo post, boa alimentação e Anthony Bourdain (quem acompanha a carreira dele sabe do que estou falando) reproduzo aqui um parágrafo do seu último livro, Maus Bocados, de onde tirei o título desse post:

Da próxima vez que se encontrar parado, de queixo caído e faminto diante de um balcão de fast-food - e se houver um palhaço por perto -, simplesmente gire os calcanhares e se dirija para o operador independente, o lobo solitário mais adiante na mesma rua: uma casa de tortas, de fritas, de kebab, ou, em Nova York, um "carrinho de cachorro quente" em qualquer lugar que o proprietário tenha um nome. Mesmo essa amada instituição britânica, a chippie, é preferível ao negócio do palhaço; pelo menos você está estimulando o negócio local, individual, um empresário sensível às necessidades de vizinhança, em vez de um sistema ditatorial em que algum grupo de discussão num parque industrial em Iowa decide por você o que você vai ou deveria querer comer. Bacalhau frito ou linguado com vinagre, haggis com molho de curry; eles podem não ser o ápice da alimentação saudável, mas ao menos são nativos de algum lugar - e, se engolidos com bastante cerveja ou Irn-Bru, são bastante saborosos. A casa de kebab faz comida que é, ao menos, fresca, e um shawarma de carne bovina não requer adição de aroma de carne para ter gosto de comida.
Sempre que possível, tente comer comidas que vêm de algum lugar, de alguém. e pare de comer demais.

Anthony Bourdain não é exatamente o exemplo de alimentação saudável, ele até faz questão de se apresentar assim e nem acredito que ele faça tudo o que diz, mas que ele escreve e come bem, isso ele faz.

PS: O hamburger mais velho que do que o meu sobrinho é o da esquerda. Parece até mais apetitoso que o da direita, não?


Marcadores: ,

5 Comments:

Blogger espressa-mente! said...

putz a minha escolha tambem foi o da esquerda! rs
abs,

29/9/08 19:57  
Anonymous Anônimo said...

O problema é que de vez em quando a gente acaba comendo esses trecos!
Uns15 anos atrás, vi uma palestra na PUC-RJ de um artista americano ou canadense que fazia instalações utilizando nuggets da "empresa do palhaço". O impressionante é que depois de alguns dias guardados, o treco fica duro que nem pedra!

Abraço,
PF

1/10/08 10:07  
Blogger Gustavo Mansur said...

Uma coisa é inegável pelo menos. A métrica do McDonald´s é precisamente a mesma nesta diferença de anos. O hamburguer deve ter o milimetricamente o mesmo diâmetro. Incrível.

2/10/08 15:00  
Blogger julianaxl said...

hehe, tambem "gostei mais" do da esquerda.
sobre o fish' n' chips, paco, tinha uns la em UK que se fossem guardados por 12 tambem teriam a mesma cara de fresquinhos do hamburguer do Mc Donald's. melhor nao comer nenhuem deles, ne? ;-)

4/10/08 16:32  
Blogger Renata said...

se o negócio não apodreceu é porque não sofreu ação de bactérias, which means...que nem as bactérias comem esse negócio!

13/10/08 18:15  

Postar um comentário

<< Home