cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


25.10.14

Veja Rio Comer & Beber 2014

Foi com muito prazer que aceitei novamente o convite da Veja Rio para participar pela terceira vez como jurado no caderno Comer & Beber. Só que nessa edição de 2014 o Fabio Codeço da Veja deve ter achado que de 2009 pra cá eu amadureci ou envelheci, me tirou das comidinhas onde eu estive bem cômodo e me botou na categoria de Vinhos. Santa confiança!
Apesar de serem apenas quatro categorias, vocês hão de convir que é uma coisa que exige um pouco mais de do jurado pois, para quem gosta de beber vinho, é muito difícil escolher apenas um lugar, e impossível escolher o melhor.
Por isso, para os meus humildes quatro votos tive que contar com as opiniões de gente que saca de vinho muito mais do que eu, como meu pai, Pepe Torras além dos amigos Alex Pinheiro, Gustavo Mansur e Paulo Lima. Desse concílio saíram osvotos desse ano que devem ser entendidos muito mais como indicações do que qualquer outra coisa. Vamos lá:

Somelier: Gilmar Barcelos do Restaurante Garden - Jovem que conhece bem tanto os vinhos que sugere como os clientes que atende. Fui o único que votou nele. A vencedora foi a argentina Cecilia Aldaz, do Oro com quatro votos.
Carta de Vinhos: Bistrô Ouvidor - Acho ridículo cartas de vinhos com dezenas, às vezes centenas de opções como vemos por aí. Acho que o papel do sommelier é escolher os vinhos que estão de acordo com o menu e principalmente com o perfil dos clientes. Por isso gosto da carta enxuta do Bistrô Ouvidor que oferece também ótimos vinhos e espumantes nacionais. Ponto pro Lucas e pro Efraim. Para vocês verem como esse negócio de vinho é complicado, quem venceu aqui foi a carta do Aprazível com apenas dois votos.
Loja de Vinhos: Candy no Cobal do Humaitá - Se seu negócio é comprar vinho independente de quem importou, a Candy é ótima opção. sem frescura, sem sommelier mas com boa seleção independente. Além do mais, se você não encontrar lá o que estava procurando, há outras tres ou quatro lojas de vinhos ao lado. E como o nome da categoria diz, é LOJA de vinhos, não importadora mas quem venceu foi a loja da importadora Mistral...
Wine Bar: Bazzar - Não escondo de ninguém que sou fã do Bazzar nas suas várias versões, e o bar de Ipanema é uma delas. Bar carioca para os gringos aprenderem como se faz. Não estou sozinho, o Bazzar foi o vencedor da categoria. Ponto para a Cris, André, Cláudio e equipe que não abrem mão de oferecerem novidade, variedade e qualidade no copo e no prato.
A única nota dissonante da edição 2014 da Comer & Beber foi que ela chega junto de uma edição histórica, negativamente, da Veja.
Mas se na capa da revista principal estou mal acompanhado, lá dentro estou rodeado de gente boa e que como eu bebe bem, seja para comemorar ou para se lamentar. Que venha 2015!


0 comments