cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


24.2.06

Less is more na cozinha

Sempre gostei de cozinhar para os amigos, e com estilo. Minha linha eu chamaria de "less is more", por privilegiar simplicidade e praticidade colocando frescuras só mesmo onde é necessário. Desenvolvi esse estilo nos anos que vivi em Barcelona por que a culinária catalã (a tradicional, A.A. - Antes de Adriá) é tão basica e simples que chega a ser rústica. Você pega bons ingedientes frescos coloca numa panela com um bom azeite, faz uma picada (explico já o que é isso) com alho, amêndoas, pão e/ou o que mais tiver, acrescenta na panela, deixa cozinhar até chegar no ponto e serve. Essa descrição serve para a tradicional paella e para uma centena de outros pratos. Além de viver essa tradição, vivi também na casa de uma
família amiga onde éramos nove pessoas almoçando dois pratos todos os dias. Então cada dia a mãe que cozinhava tinha que se virar para inventar dois pratos que satifizessem a tropa que almoçava lá. E como satisfazia! Esses almoços eram a prova de que criatividade aliada à simplicidade sempre dá certo. E foi assim, entre almoços, "pesquisas de campo" e livros que começei a formar minha linha na cozinha. Prefiro sempre os pratos mais simples com poucos itens ou os que eu chamo de pratos de uma panela só, que podem ter um monte de ingredientes que se unem num prato só. É essa filosofia que quero dividir aqui com vocês. Simplicidade, sabor e diversão fazem, para mim, a melhor refeição. (ainda pem que não sou poeta:-))

Uma picada é um processo típico da culinária catalã onde vários ingredientes são triturados ou melhor, amalgamados, com um pilão para depois serem colocados na panela. Tem basicamente duas utilidades: temperar um caldo ou ensopado com o extrato dos temperos usados e/ou, quando se usa pão torrado na picada, também engrossar sopas e caldos. Breve posto aqui algumas picadas tradicionais e como usá-las.

Marcadores: