cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


8.11.06

Degustação cega. And the winner is...

Para quem não leu o post anterior, o Bistrô Carioca promoveu na semana passada sua primeira degustação cega de cervejas. Analisamos sem preconceitos, afinal não sabíamos quais marcas estávamos provando, e tendo como única referência nossa larga experiência em beber cerveja, a cor, o colarinho e o sabor – que foi usado como critério de desempate - de nove louras nacionais escolhidas entre as consideradas premium no mercado.
Antes dos resultados posso adiantar que todas as propostas iniciais da degustação foram alcançadas. Provavelmente mudamos a nossa cerveja de todo dia, derrubamos alguns tabus e uma marca em especial, confirmamos claramente uma suspeita, aprendemos bastante comparando as amostras e principalmente nos divertimos muito mesmo. É um programa que recomendo com veemência.
Então vamos ao que interessa. And the winner is:
1º Lugar
Eisenbahn Natural - 69/80
2º Lugar
Devassa Loura – 56/80
3º Lugar
Skol – 51/80
Essas três realmente se destacaram e a Skol, para mim, surpreendeu. As duas primeiras são daquelas quase artesanais sendo que a Eisenbahn deu de goleada nas outras, sua superioridade em todos os quesitos foi de chamar a atenção, bem como seu preço acima dos R$ 5,00. Junto com a Devassa mostrou que esta forma que parece mais cuidada de fazer cerveja produz ótimos resultados. O terceiro lugar da Skol foi a confirmação que brasileiro entende de cerveja. A mais vendida ficou na frente das premium fabricadas pela mesma empresa. Além disso, é a mais barata, não chega a R$ 1,00. Em seu favor pesa também que das três é a mais leve e a que, em nossa opinião, seria a escolhida para ser degustada em grandes quantidades.
4º Lugar
Heineken – 48/80
5º Lugar
Stella Artois – 48/80
6º Lugar
Kaiser Gold – 44/80
Este grupo parece o samba-do-crioulo-doido pois junta cervejas com sabores marcantes – embora só uma tenha sido reconhecida – mas diametralmente opostos. A Kaiser Gold foi para mim a grande surpresa positiva do evento. Encorpada, tem personalidade na cor e no sabor e só não ficou melhor colocada porque um dos jurados não gosta deste tipo de cerveja. Vale a pena esquecer qualquer cicatriz que a Kaiser tenha deixado, o que não é difícil, e provar. A Stella e a Heineken não foram capazes de suplantar o sabor corretíssimo e sem surpresas da Skol.
7º Lugar
Bohemia – 44/80
8º Lugar
Brahma Extra – 44/80
9º Lugar
Sol Mexicana – 41/80
A Bohemia foi a grande perdedora da noite. Colocar-se neste último grupo não condiz com a fama e a história desta cerveja que tão bons serviços prestou. Uma pena. A Brahma mostrou que de extra só o nome e a Sol, bem, a Sol sem um limão enfiado no gargalo está no lugar certo.
Depois de conhecidos os resultados, comparamos algumas cervejas duas a duas e em nenhuma das provas repensamos a posição de qualquer amostra. A Brahma Extra é muito inferior a Stella e a Heineken. A Bohemia poderia ter tomado o lugar da Kaiser mas não seria merecido. Sua fama não condiz com seu sabor atual e merece esse castigo.Para finalizar acho que posso dizer que a Skol é a mais vendida do país porque ela não pretende ser nada mais que um cerveja correta, não tem um sabor diferente que prevaleça, tem um suave amargor característico da boa cerveja e o corpo necessário para agradar quem gosta de cervejas leves e não tão leves.
Tenho certeza que outro grupo de cervejeiros chegaria a alguns resultados diferentes pelo meio da tabela, mas duvido que a Eisenbahn não fosse a vencedora, ela é muito superior às outras e vale a pena ser provada, e que a Sol sem o limão, não ficasse lá para baixo, ainda mais quando comparada mano a mano com a Skol e até com a Bohemia.
O próximo passo é pegar essas três ou quatro primeiras e comparar com as importadas tipo Sapporo, Paulaner, Chimay e Duvel, que apesar de excelentes cervejas talvez não casem muito bem com o paladar brasileiro, ou pelo menos com o paladar aqui do Jardim Botânico.
Mas a próxima degustação do Bistrô vai ser parecida no conceito mas bem diferente no produto: chocolates degustados por quem tem o assunto no DNA, as mulheres.

Marcadores:

12 Comments:

Blogger Paco Torras said...

Dan, Dario e MD, obrigado por participarem virtualmente da nossa degustação. Foi um prazer tê-los aqui no Bistrô pela primeira vez. Aguardo agora seus comentários sobre esse resultado que não quer dizer absolutamnete nada!

8/11/06 18:02  
Anonymous Anônimo said...

Paco,
Como disse anteriormente tenho certeza que se a Baden Baden estivesse entre as degustadas a Skol teria caído para 4º lugar. Porém ainda seria um lugar extremamente honroso, visto que ela é fabricada em massa e não artesanalmente como as outras. De fato, para tomar em quantidades, como em um churrasco, é a melhor pedida sem sombra de dúvidas.
A Bohemia foi uma tristeza... anos-luz de distância de nossa memória gustativa dos anos 80.
Já a Sol, como voce sabe, nunca considerei cerveja. É um completo lixo. Na minha votação levou 4 nos possíveis 20! No entanto, surpresa excelente, neste domingo provei a Sol brasileira e é outra coisa! Encorpada com um sabor marcante, bela cor e belo colarinho. Se tivesse entrado na degustação arrisco dizer que poderia aparecer em 3º, à frente da Skol. Experimente e veja o que acha.

Abraços,
PF

8/11/06 23:56  
Anonymous Anônimo said...

Hmmm, degustação de chocolates...agora vc falou a minha língua! É verdade que adoro uma cervejinha gelada. Mas os chocolates estão mesmo no meu DNA. Mal consigo passar um dia sem me deliciar com um belo exemplar. Bjs

9/11/06 06:54  
Anonymous Anônimo said...

Sensacional, Paco! Não sou fã de cerveja, mas sempre que 'preciso', tomo Skol. E parafraseando seus "enochatos", é a melhor relação custo-benefício, hehe. abs!

9/11/06 11:35  
Anonymous Anônimo said...

fala paco!! temos ai um teste entre cervejas comerciais (skol, kaiser, nova sol) versus artesanais ( Baden Baden, DEVASSA e Eisenbahn ). realmente nao tem comparaçao.
como nosso amigo, me surpreendi tb com a nova "kaiser" sol. entre ela e uma skol num churrasco vou agora de SOL!! mas creio que este sabor, este cuidado na produçao dure ate ganhar mercado...depois é fermentaçao de semente de algodao, arroz... e muita curcuma para dar cor!! :o)
agora, qdo estou a fim de beber algo justo, tenho comprado a Long Neck CIDADE IMPERIAL de itaipava. esta a venda na deli CANDY no condado de cascais na barra!! é uma grata cerveja!!
abraços e saude,
MD

10/11/06 14:02  
Anonymous Anônimo said...

Paco,

segundo JM (pra quem não sabe, um especialista em degustações) sua degustação cega tá correta. Ele disse que a degustação de cerveja é como a de vinho, não tem uma regra rígida. Disse que a de vinho parte de três ítens de classificação: cor, aroma e gosto. Daí pode-se incluir o que quiser, algumas chegam a ter 14 ítens.Mas o básico são estes três, suficientes para determinarem a qualidade. Com a cerveja a mesma coisa. Falou que tem gente que põe doçura, amargor, etc, mas que que vc acertou no primordial. Falou tb que o sabor ter peso 2 está certo. Ponto para o Bistrô Carioca!
É isso, fiz direitinho o dever de casa, hein?
Quanto ao resultado, no comments: não bebo cerveja, segundo Sudbrack, um de meus maiores defeitos! Ninguém é perfeito, tento compensar no resto...beijo

10/11/06 18:11  
Blogger leila said...

skol ganhando da stella artois???????

12/11/06 17:56  
Blogger Paco Torras said...

Leila, prá vc ver o que faz uma degustação cega....Mas na minha classificação pessoal a Stella ficou em segundo e a Skol em quarto atrás da Devassa.

12/11/06 19:28  
Anonymous Anônimo said...

eu mudaria pouca coisa nessa lista. eisenbahn é a melhor cerveja do brasil e não tem discussão.

certamente colocaria a kaiser gold no lugar da skol, talvez mesmo no lugar da devassa, que tomei esses dias e achei medíocre [mas talvez seja pela distância que a pobre teve de viajar até o meu supermercado].

a bohemia está medíocre há tempos e a braham extra decaiu muito.

quanto à skol, estou surpreso. venceu pela irrelevância do sabor? hehe. acho válido existir uma cerveja leve pra tomar num churrasco à beira da piscina, mas não colocaria no topo da lista.

também acho que faltou vocês provarem a bavária premium, que é puro malte e anda bem boa, e talvez outras na mesma categoria da skol. por incrível que pareça, provei a tal "nova kaiser" e achei tomável.

18/12/06 21:46  
Blogger Emmanuel Kanter said...

Sobre as cervejas, no geral concordo. Prefiro Stella à Skol. Brahma extra merece o apoio em relação à Bohemia, que virou uma grande decepção.

O que me impressionou, porém, foi a coragem de vocês. Parabéns. Dar a cara não é fácil!

19/12/06 01:31  
Anonymous Anônimo said...

Senti falta da Itaipava e da Original nesta lista. Boas cervejas sem o custo excessivo das cervejas artesanais.
Qunato à DEVASSA, fala sério! Aquilo parece água de conserva de cogumelo.

28/12/06 14:56  
Blogger Paco Torras said...

Faltaram várias cervejas como a Miller, a Itaipava e a Original sem falar na Schin, Brahma, Antártica, Cerpa...mas degustamos nove! cervejas...não é pouco.
Renato, tenho certeza absoluta que numa degustação cega como a nossa, vários pré-conceitos como o seu contra a Devassa são quebrados. Lembre-se que ninguém sabia quais marcas estavam sendo provadas. Teste e comprove vc mesmo. A surpresa é ótima! Volte sempre.

28/12/06 15:12  

Postar um comentário

<< Home