cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


23.9.14

Sete Hamburguers e um pudim

Quando me propus a comer sete hamburgers em sete lugares diferentes por sete dias consecutivos, não tinha outro objetivo a não ser divertir os amigos que me acompanharam nessa odisséia. Esses amigos esperavam um veredito ou no mínimo um ranking dos melhores hamburgers, coisa que eu não tinha planejado fazer.

Para tentar satisfazer as expectativas, acho que dá para separar os sete cheeseburgers que comi em três categorias diferentes. Vamos lá.
Os Surfistas - são aqueles que estão aí para aproveitar a onda do hambúrguer. Onda que não foi criada por eles e à qual eles pouco têm a acrescentar. Nessa categoria estão o TT Burger, Brothers' Burgers e o Pub Escondido. Não que os sanduíches sejam ruins, pelo contrário, mas não brilham e apesar de criativos, não se destacam em nenhum quesito. Sobrenome, hypeness e arte culinária não são quesitos nesse caso. Se ano que vem eles não estiverem aqui, ninguém vai sentir falta. Outros virão. Mas pode ser que eu esteja enganado, que o hambúrguer seja o novo sushi, veremos.
Os Táticos - São também recém chegados mas que se descolaram da onda. Parecem ter um projeto, uma direção mais clara, que não necessariamente é fixa mas que ajuda a mostrar aos clientes para onde a casa quer ir. Coloco nessa categoria o Boteco D.O.C. e o Delirium Café que, cada um da sua maneira, entregam algo mais sem abusar de ingredientes mirabolantes ou receitas secretas. Apenas ótimos sanduíches com personalidade, o que é muito diferente de ter um sobrenome ou uma assinatura.
Por fim os dois últimos, que para quem não os conhece de perto poderia pensar que de tão diferentes deveriam estar em categorias separadas. Tolinhos.

Os Craques - A diferença maior entre o BB Lanches e o Bazzar Lado B é que num se come em pé e no outro sentado. No resto eles são praticamente iguais. Estão aí a mais tempo do que a gente se lembra, quando você vai lá sabe exatamente o que vai encontrar, os donos estão sempre de olho na cozinha e nos clientes, prezam pelos ingredientes e pela qualidade do que entregam e são das casas mais cariocas da cidade. Não é á toa que, apesar de serem experiências completamente diferentes, em matéria de cheeseburguer eu coloco esses dois, juntos, num patamar acima dos demais.
O sanduíche do BB é delicioso e de uma simplicidade quase espartana, tem o mínimo necessário para dar certo. Less is more  ao quadrado. No Bazzar Lado B o sanduíche é tão bom quanto e nem bacon tem. Pois é. Para completar, o alho assado e os molhos ao lado, longe de serem invencionices, são complementos de sabores que só fazem o cheeseburguer melhor do que ele já é. Mas o Bazzar guarda uma carta na manga que seria considerada dopping se estivéssemos em uma competição: o pudim. Ele é o arremate perfeito para o sanduíche. Não dá para deixá-lo de fora dessa odisséia só porque não tem carne ou queijo.
Depois desses sete dias, meu amor pelo hambúrguer não ficou abalado, mas acho conveniente darmos um tempo, comer atum ou pizza. Vários parceiros diferentes, foi tudo muito intenso, sabe?
Foi uma semana cansativa, e apesar de me sentir satisfeito a maior parte do tempo, não engordei nada. É certo que esse projeto atrapalhou um pouco meus treinos de corrida mas nada que meu treinador não resolva em uma semana ou duas. Quem sabe três.
Obrigado a todos que comentaram, participaram, acompanharam e deram sugestões. Foi um prazer dividir essa semana com vocês.

Veja aqui como foi cada um desses sete dias, sete hamburgers.

Dia 1 - TT Burger, Leblon
Dia 2 - BB Lanches
Dia 3 - Brothers Burgers
Dia 4 - Boteco D.O.C.
Dia 5 - Delirium Café
Dia 6 - Bazzar Lado B
Dia 7 - Pub Escondido


Marcadores: ,

3 Comments:

Anonymous Flavia said...

Pelo que acompanhei, na realidade ainda tem (muito) espaço no Rio pra bons hambúrgueres né ? :) beijos!

23/9/14 22:13  
Anonymous Cristiana Beltrão said...

Eeeeeeeeeeeeeeeee! Adorei!

24/9/14 12:31  
Blogger Unknown said...

Eu não como hamburguer. Mas faço aqui em casa para a galera. Meu filho tem um amigo que diz que meu hamburguer é melhor que o do Polis - vicê não avaliou... - e que eu já até posso trabalhar lá.... Kkkkk Depois que vc desenjoar, te convido para provar! Como assim não engordou depois de sete dias comendo isso!?!

24/9/14 15:28  

Postar um comentário

<< Home