cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


28.2.06

Só Clássicos

Tá certo que um dos papéis mais importantes de chefs, cozinheiros e donos de restaurantes é renovar seus cardápios criando novos pratos para que a clientela possa sempre ver uma novidade. Mas acho que tantos pratos excelentes já foram criados, testados, provados e, principalmente, aprovados por gerações e gerações, que já está na hora de alguém montar um restaurante só com pratos clássicos.

De jeito nenhum estou querendo tolhir a criatividade dos profissionais dessa área, só acho que há espaço no mercado para uma casa desse tipo. Tampouco estou querendo que ela tenha um cardápio estático, ao contrário. Acho que são tantos esse pratos clássicos que dá para renovar o cardápio, fazer pratos do dia e aproveitar os produtos da estação sem fugir dos clássicos.

Do ponto de vista do chef, os desafios serão dois: primeiro encontrar a receita certa que represente cada prato porque, como na música, os clássicos sofrem durantes os anos um sem fim de interpretações e não será fácil definir em que ponto, com que características o prato se tornou um clássico. Só isso já exige uma enorme pesquisa. O outro desafio é fazer o clássico bem feito, respeitando seus sabores originais e adaptando o necessário. Outro trabalhão. Quais seriam esses clássicos? Faço uma lista pessoal até domingo.