O melhor sanduíche do Rio

Já que entrei nessa de comentar eleições e listas de melhores do Rio e do mundo, já que estou com um pé na lama, vou colocando logo o outro também. Vou entrar até o pescoço.
Me desculpem a Rio Show e a Veja Rio que elegeram o Talho Capixaba como melhor sanduíche da cidade. O de lá é muito bom, mas o melhor do Rio não é no Talho nem no Garcia, nem no Alessandro & Frederico, nem em nenhum barzinho chique do Leblon ou Ipanema. O que os jurados das revistas ainda não descobriram, ainda bem, é que o melhor sanduíche da cidade fica no Jardim Botânico. Lá em casa.
Sou fanático por sanduíches de atum. Aqui no Rio imagino que conheço quase todos do Centro e da Zona Sul. Há alguns bons como o do BB Lanches, mas ainda não encontrei nenhum com o sabor, a leveza e a simplicidade do que eu faço em casa. É diferente no conceito, execução e, obviamente, no resultado. Se você acha que todo sanduíche de atum é aquela pasta esbranquiçada, amorfa com gosto de maionese e que por isso você detesta, estou lhe oferecendo aqui uma chance de mudar de opinião.
Pegue um bom pão francês, pode até ser do Talho que tem ótimos pães, abra e coloque no forno ou na torradeira para que o miolo fique um pouco áspero e a casca crocante, sem torrar. Corte um tomate e esfregue a polpa na parte de dentro do pão para deixá-la úmida mas sem empapar. Abra uma lata de atum sólido conservado em água e não em óleo e espalhe os pedaços numa metade do pão (uma lata dá para uns três ou quatro sanduíches). Tempere os dois lados do pão com azeite extra virgem e sal, qualquer sal. Não, não precisa ser de Guérande. Corte ao meio três ou quatro azeitonas verdes sem caroço e espalhe sobre o atum. Feche o pão, aperte um pouco e corte em dois. Prove. Mande um email para a Vejinha e para a Rio Show dizendo que os jurados deles podem saber tudo de portugueses, italianos e carnes, mas não entendem nada de sanduíche. :-)

Comentários

Nossa, deve ser uma delícia esse sanduiche! Vou experimentar... Adoro visitar seu blog, sempre com ótimas receitas!!
Muito bom gosto mesmo!!

Vivianne
Roberta Malta disse…
A-d-o-r-o sanduíche de atum! É tb o preferido do meu filho que, vc sabe, é bem mais exigente que nós! Vou fazer este, depois te conto. beijo
eduardo lima disse…
Como não gosto muito de sanduíche de atum, voto no salada de atum do Bob`s, aquele que vem, ou vinha, lambuzado de maionese no pão de forma tostado.
eduardo lima disse…
Aliás, Paco,

vi hoje na Leonardo de Vinci um guia sobre Barcelona escrito por
alguém da família Torras. Devia ter comprado.
Paco Torras disse…
Eduardo,
o guia de BCN foi minha mãe que escreveu. Já está na segunda edição. Recomendo tanto qto esse sanduíche de atum :-)
Karen disse…
Esse era um de meus sanduiches (não tão bem feito) preferido quando voltava do colégio ou faculdade!
Gostei do blog, difícil ver homem (brasileiro) cozinhando! rs
Parabéns!
lgnogara disse…
Realmente... ficou ótimo :)

Postagens mais visitadas