Vinhos de outono

Semana passada fui convidado pela Cristiana Beltrão para participar de uma degustação de vinhos de outono, conduzida pelo Célio Alzer, no restaurante Bazzar em Ipanema. A idéia era provar quatro tintos europeus que, de acordo com o Célio, seriam vinhos para um estação mais fresca e seca como o outono. Aqui já posso fazer minha primeira observação: os vinhos eram tão bons que não me incomodaria em bebê-los o ano todo. Mas enfim, os vinhos de outono foram os seguintes:
. Dão Touriga Nacional 2000, Quinta dos Roques (Dão, Portugal)
. Gran Feudo Viñas Viejas 2000, Julián Chivite (Navarra, Espanha)
. Château de Maucaillou 97 (Bordeaux, França)
. Amarone Classico 'I Castei' 99, Michele Castellani (Veneto, Itália)
. Gran Feudo Viñas Viejas 2000, Julián Chivite (Navarra, Espanha)
. Château de Maucaillou 97 (Bordeaux, França)
. Amarone Classico 'I Castei' 99, Michele Castellani (Veneto, Itália)
Uma das coisas que já aprendi é que, para esse nível raso em que me encontro no terreno dos vinhos, é importantíssimo que a degustação aconteça em um ambiente o mais relaxado possível e a degustação no Bazzar foi daquelas harmonizações perfeitas entre a simpática acolhida dos anfitriões e o extenso conhecimento do Célio. Como é que ele consegue guardar na cabeça tanta informação sobre aromas, sabores, uvas, terroirs, donos de vinícolas, madeiras de barricas, etc., e ainda passar para nós tudo isso de forma tão simples, simpática e sem nenhuma complicação? O cara é definitivamente um craque. Algumas vezes quase consegui perceber os aromas que ele citava o que para mim é uma grande evolução. Quem sabe um dia ainda faço isso sem ter ninguém soprando no meu ouvido?
Foi muito bacana poder comparar os aromas e sabores de vinhos tão bons e aprender um pouco sobre suas histórias e porque eles têm as características que o Célio magicamente nos faz perceber. Terminamos a noite se não mais entendidos em vinhos, pelo menos com a boca cheia de novos sabores – frutas secas, terra molhada e couro, por exemplo – e provando dois pratos deliciosos que a Cristiana preparou de surpresa.
Na modesta opinião da nossa mesa, o Gran Feudo foi o vinho que melhor se harmonizou com o bom papo reinante. Não se sabe se foram os aromas, o sabor ou a quantidade nem se o Célio concorda com nossa escolha, mas o espanhol e seus colegas de taça fizeram com que pessoas que mal se conheciam saíssem de lá quase como velhos amigos. Coisas do vinho.
Dia 19 de abril o Bazzar promove outra degustação, dessa vez somente com vinhos top nacionais, mas também com o Célio. Programa imperdível.
Marcadores: Vinhos


6 Comments:
Também não sou apta para falar, por enquanto fico só nas provas. Mas dá certo provar vinhos mais adequados para estação mais fresca e seca como o outono em pleno verão escaldante no Rio?!
Dá sim , Monica. Os vinhos foram resfriados a 16-18 graus e o arcondicionado estava à toda!
Grande Paco,
volto a contrinbuir depois de longa ausência...
Que maravilha de degustação! Pena que não pude provar nenhum deles nesse ambiente gostoso que voce descreveu :(
Espero que tenha sido uma degustação tão prazerosa quanto a nossa de cervejas. Mais chique, com certeza, foi!
Abraço,
PF
Deliciosa foi a mesa de vocês!! Adorei, adorei. Quem sabe no dia do índio a gente não descobre outros aromas, além dos tradicionais "couro" e "frutas vermelhas"? Vai que os tops Brasil têm aromas como cupuaçu, jaboticaba e açaí? Tô doida pra saber! A seguir cenas dos próximos capítulos!!! A propósito, o Gran Feudo vai entrar na carta. Foi disparado o mais votado por todos!
Aquela noite foi ótima mesmo, e os vinhos deliciosos.
E enfim, conseguimos conversar melhor - só tinhamos nos visto no lançamento do livro da Luciana!
A MónicaB é aquela amiga (ainda virtual)a quem indiquei o seu blog, lembra que comentei? Ela é um amor e também comenta na Luciana.Quem sabe ela vai na próxima degustação e podemos conheça-la pessoalmente?
Falando nisso, será que a Cristiana vai encontrar esses vinhos "tão brasileiros"? Vai ser o máximo, né?
Bjs em vc e na Cláudia! Ana Luiza
Tô morrendo de ciúmes disso tudo!! Pior é que no próximo não vou poder ir, acho que só no outro...
beijo.
Postar um comentário
<< Home