cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


24.4.06

Flash-Flash!

Na ânsia de lembrar dos meus restaurantes de sempre em Barcelona, acabei me esquecendo de um que talvez seja o mais representativo desse paradoxo entre a revolução gastronômica e o tradicionalismo sem grandes pretensões que acontece nas cozinhas da cidade. Para tentar compensar, o post do esquecido vai com foto e tudo.
Se eu tivesse que escolher "o" prato mais típico da Catalunha, aquele que vc encontra em qualquer lugar, que todo mundo faz em casa e que é facílimo, esse prato sem dúvida seria a tortilha. Em qualquer buteco que você entre, pode pedir pela de batatas que é a mais tradicional. Durante anos eu acordava com o barulho da minha vizinha batendo os ovos para seu filho levar uma para a escola. Enquanto aqui a primeira coisa que se aprende a fazer na cozinha é arroz ou ovo frito, na Espanha o que se aprende é a fazer tortilhas. Literalmente qualquer um sabe fazer.

O Flash-Flash não tem nada a ver com nenhum outro restaurante que conheço em Barcelona. Não serve carnes grelhadas nem mariscos, sua decoração foge ao padrão clássico e não muda desde a inauguração em 1970. E, por mais incrível que possa parecer, faz sucesso há quase quarenta anos servindo exatamente tortilhas....

São mais de 70 no cardápio ao lado de alguns hamburgeres (que dizem ser muito bons, nunca provei) e saladas. Há quarenta anos também a decoração no estilo anos 70 (deve ter sido moderníssima no seu tempo) é a mesma - hoje é cult. Nas paredes há diversas pinturas da Twiggy fotografando os clientes e no lugar do flash da câmara que ela usa, estão as luminárias que iluminam o ambiente. Já foi point da esquerda festiva barcelonesa e ainda é local de encontro de designers, arquitetos e cineastas.
Desnecessário dizer que as tortilhas de todos os tipos são deliciosas e suculentas como devem ser. Minhas favoritas são as de batata com bacon e cebola e a de sobrassada. Outras que fazem sucesso são as de frango com bechamel e a de alcachofra. Frequento o local desde os meus quatro anos e posso garantir que se existe algum exemplo de como uma casa simples pode mais que sobreviver, tornar-se um ícone, ofereçendo o "arroz com feijão", essa casa é o Flash-Flash. Vida longa.

Marcadores: ,