cool hit counter

Artigos

Receitas

Entrevistas

Restaurantes

Livros

Vinhos

Degustações


1.5.06

Parafernália em Paris

Como até agora só contei o pedaço barcelonês e gastronômico da minha viagem, hoje vou mudar de cidade e de assunto: Paris e ferramentas de cozinha.

Fazia muito tempo que eu não ia a Paris. Mais de dez anos. Nesses anos, até onde pude notar nas áreas por onde andei, a cidade mudou pouco, continua lindíssima, principalmente à noite. Os parisienses na sua maioria, há sempre exceções, claro, continuam com aquele humor difícil de entender. Bebe-se melhor, mas, sabendo pedir, a comida em geral é boa em qualquer lugar. A única coisa que achei que mudou muitíssimo foi a quantidade de turistas nas ruas em qualquer parte da cidade a qualquer hora. Raramente parei em uma esquina ou entrei em um café onde não escutasse pelo menos duas outras línguas além do francês. De Montmartre a Montparnasse, Paris é uma Babel. Acho que a Internet tem papel fundamental nisso, em colocar turistas em lugares onde eles não iam, mas isso é um outro assunto. Quero falar de ferramentas de cozinha.

Ao contrário de Barcelona, onde passei quase mais tempo em função da comida do que qualquer outra coisa, em Paris meu objetivo era passear pela cidade e comprar coisinhas para a minha cozinha. Consultando o blog da Clotilde, peguei alguns endereços de lojas. Fui a todas e a mais algumas. Voltei com duas panelas, formas e mantas de silicone, moedores de pimenta, sais marinhos e temperos suficientes para me divertir bastante. Vamos às compras:

A loja mais profissional que entrei foi a E. Dehillerin que, dizem, fornece equipamentos para todos os restaurantes de Paris. A loja é um grande depósito com tudo o que você pode imaginar de equipamentos para cozinha. Mas é uma loja para quem sabe o que quer comprar, pois os preços estão em tabelas com códigos nas mãos dos vendedores que, daquele jeito parisiense, fazem o favor de te atender. Tem muita variedade, mas eu só recomendo se: primeiro você falar um francês decente e conhecer termos de cozinha e segundo se souber exatamente o que está procurando. Mas se você é como eu, fala um francês macarrônico e quer conhecer as outras lojas, ver novidades e experimentar sem estresse, a E. Dehillerin não é o lugar.O lugar são na verdade dois:

A. Simon na Rue Montmartre: Uma loja com cara de loja, preços nas mercadorias e enorme variedade de itens além de simpáticos vendedores. Saí de lá com formas e mantas de silicone, um batedor de ovos e uma frigideira de inox com teflon de verdade. Há duas lojas idênticas uma ao lado da outra. A de baixo vende coisas para casa e a de cima, para cozinha. Só um detalhe, aos preços mostrados, que são bons, você deve somar uma taxa de quase 20% que será cobrada na nota.

Galleries Lafayette Maison: Desnecessário apresentar as GF, mas o subsolo da GF Maison, que fica do outro lado da loja principal no Boulevard Haussmann é um espetáculo. Um mundo de produtos profissionais para amadores como eu, livros e mais livros sobre gastronomia e culinária, os últimos lançamentos em eletrodomésticos para a cozinha além de bom desconto para turistas. A seção de facas é ótima e a variedade de panelas e pequenos acessórios é enorme. Lá comprei além de livros, uma caçarola de inox, pinças de silicone e moedores de sal e pimenta. Lá tem também um balcão de sais e especiarias ótimo onde comprei sal marinho temperado e natural.

Outras lojas interessantes onde estive foram a Genevieve Lethu e a La Vaisselerie na Rue de Rennes e a Bovida na Rue Montmartre, um pouco abaixo da A. Simon. A primeira tem uma ótima variedade de louças e no fundo uma área de equipamentos selecionados e com bons preços. Pertinho dela, a La Vaisselerie é um pequeno depósito de louças onde garimpando você pode encontrar alguma coisa com ótimos preços. A última é uma loja com boa variedade mas, para mim, sem grandes atrativos. Ao lado dela, na própria Montmarte, há uma loja de conservas e especiarias imperdível. Só perdi o nome.

Livros

Para quem gosta de ler e ver livros sobre gastronomia, culinária e receitas, sugiro uma visita a Librairie Gourmande na Rue Dante, 4, Quartier Latin.

Endereços:

E. Dehillerin – 18 et 20, Rue Coquilliere 75001

A. Simon – 48 et 52, Rue Montmartre

Galleries Lafayette Maison – 35, boulevard Haussmann

Genevieve Lethu – 95, Rue de Rennes 75006

La Vaisselerie - 85, Rue de Rennes 75006

Bovida – 36, Rue Montmartre 75001

Marcadores: ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Testando comentários

4/5/06 22:52  

Postar um comentário

<< Home